Pepsi e o poder da propaganda

pepsi_logovia brand new

Pra quem ainda não conhece, essa brincadeira de mau gosto é o novo logo da pepsi. Assim mesmo, só o selinho, raras vezes acompanhado do nome do refrigerante em uma fonte magrinha que você já tentou usar num logo “clean”.

Como podem ver, minha primeira reação à nova identidade da pepsi não foi positiva, provavelmente por achar ruim que todas as decisões desta grande empresa só são tomadas depois que a líder de mercado se movimenta. Afinal, foi durante 2007 que a coca-cola promoveu uma verdadeira faxina nas suas embalagens, deixando a identidade de sua marca mais clean, numa idéia de volta às origens que rendeu à Turner o primeiro Grn Prix de Design do Cannes Lion 2008.

A atitude da pepsi me pareceu invejinha, ou até mesmo um movimento fraquinho, mais para dizer que não ia ficar assim, tããooo quieta, frente ao poderio da outra gigante.

Eis que, 3 meses depois da minha decepção em fora de logomarca, posso dizer que a idéia começa a se explicar e justificar o tal logo feio.

Óbvio que as propagandas legais, como esta, de fim de ano, ou esta, lançada às vésperas da posse de obama (esperança/mudança e blá sempre seguem o nome do novo “chefe dos states”), ainda não chegaram ao Brasil. Mas o conceito de pq não questionar e mudar, está caindo bem, e até passo a simpatizar com o sorriso cambaleante. E é aqui que acredito que o maior crédito está no mega esforço de comunicação que vem sendo feito, não sei se é remendo, mas eles têm dinheiro  para tanto. Remendo que, nós, “meros mortais” e nossa escassez  em verbas para mídia nunca nos permitiriam, caso “errássemos a mão”na logo para aquele cliente ïmportante”.

Embalagens, em breve num supermercado perto de você.

pepsi1pepsi_bottles_large

Anúncios

2 pensamentos sobre “Pepsi e o poder da propaganda

  1. Descarecterizou completamente a marca, mas não vai desagradar a todos, como a nós. Enquanto a concorrente vai em direção ao clássico a sua origem, a outra vai ao inédito… é invejinha tbm acho 😉

  2. Pingback: Novas Identidades « El jueves y el diseño

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s