Brandjunkie Awards

Anualmente o site brandchannel, produzido pela Interbrand, promove sua pesquisa sobre marcas, na qual os assinantes da newsletter e visitantes da página são convidados a responderem um questionário ao qual devem associar marcas às perguntas propostas.

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Eu respondi o questionário deste ano. Foram perguntas abertas, qualitativas e com justificativa a fim de mapearem a identidade das marcas frente aos profissionais, estudantes e estudiosos de marketing e branding. A pesquisa de 2008 relacionava as marcas à questões mais afetivas, neste ano me parece que as perguntas foram mais em direção a possíveis respostas à crise, bem como temas da “moda”: eco/sustentabilidade, nation brands, etc.

A seguir as respostas e entre parênteses os argumentos expostos pelos quais foram eleitas.

Marca mais controversa – GM (crise) 4,8%, seguida de Benneton (publicidade), Pepsi (rebrand) e Apple (o que será dela sem Jobs?)

Marca que proporciona melhor ambiente de vendas – Apple 27%, Target 5%, Walmart (reconhecimento pelo esforço em mudança de marca e posicionamento) e Starbucks com 3%.

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* Aqui as pessoas valorizaram muito a experiência proporcionada pela marca, além de limpeza, conforto e ambiente convidativo, chamam atenção.

Embalagens mais inovadoras e tentadoras –
Apple 34%, Coca-cola e Method (Aqui). Menção para as novas embalagens da Pepsi (alguém gostou).

Marca que promoveu sua renovação de maneira mais certeira –
Pepsi 11.4% (“Goste ou não, todos estão falando”).

Marca que melhor se aproveitou do marketing viral – Facebook 9.2%, Apple 8.8% e OBAMA 6.5%, Google e Nike com 3% 

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Marcas que realmente se esforçaram em prol da sustentabilidade e meio ambiente –
Nehuma (isso é puro xalalá) 12.6%, Toyota 10.4% (com seus híbridos), Apple, The Body Shop e Bristh Petroleum.

Marca que está mais capacitada para passar pela crise –
Apple 11.6% e Mc Donald’s 6.1%.

Personalidade mais bem conectada a uma marca –
Tiger Woods  11.4%( e qq coisa que ele aceite vender – VITÓRIA) , Michael Jordan 6.6% (SERIEDADE), George Clooney (SIMPATIA E ELEGÂNCIA), David Beckham (COOL) e Obama.

Imagem de país que mais melhorou em 2008 – EUA (graças OBAMA), China (graças às olimpíadas), India (graças à Glória Perez – tá , eu não podia perder a piada), Austrália e Brasil ( achei muito legal ver o Brasil aqui, com argumentos de que as pessoas agora sabem que aqui se faz negócio, se produz produtos de qualidade e tudo mais).

Marca mais inspiradora – ganha uma medialuna quem advinhar! 😛

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2 pensamentos sobre “Brandjunkie Awards

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