B&B, The Brandery e etc

Meu nível de “fashionismo” é quase nulo. Compro roupas que sei que caem bem em mim, aceito quase todas as cores e acompanho determinados estilistas/”designers” mais por me interessar pela gestão de grandes marcas de luxo que por alguma aficção ao tema.

Estudando coolhunting me vi rodeada de pessoas que sabem todas as coleções da Prada, Armani e etc “de cor”. Mas também passei a olhar esse “mundo” de uma maneira diferente, mais profunda, tentando extrair conceitos e entender essas expressões de uma maneira mais ampla, criando conexões, conseguindo extrapolar do simples sapato ou bolsa da moda.

Na Europa, além das semanas de moda já mundialmente conhecidas, existe uma série de feiras que promovem negócios, divulgam novos estilistas, discutem temas relacionados ao mercado e sim, são um desfile de pessoas cheias de personalidade (ou pelo menos coragem para usar APENAS um short e uma jaqueta nos 5 graus do inverno de Barcelona, por exemplo).

Esses encontros estão muito relacionados às Hot Cities atuais: Londres (sempre e toda a vida), NY, Toquio, Paris, Milão e Berlim (sim, os olhos do mundo estão voltados para a Alemanha).

Berlim é tida como a cidade do futuro, não só pela sua história recente, mas principalmente por estar inserida em uma cultura bastante distinta do resto do mundo, não tem a avidez pelo consumo norte-americanizado que nivelou muitas culturas e países por décadas, mas nem por isso deixa de ter seus nichos de criação, seu trabalho consciente e voltado para a sustentabilidade e reaproveitamento, enfim, coisas que agora estão “DE MODA”.

Bread and Butter Berlim se define como um “tradeshow for selected brands”. A idéia de eventos como esse não é divulgar grandes marcas (pois essas têm as semanas de moda), mas sim agregar valor a novos designers, projetos inovadores dentro do mundo da “moda de rua”.

Com um portfólio de marcas exclusivas, é a principal feira internacional de street and urban wear e acontece duas vezes por ano – verão e inverno – daqui. Para entender o alcance da feira, abaixo uma representação de todos países visitantes da edição de janeiro.

Já o The Brandery é uma feira que foca na tradição catalã no mundo da moda e design. Nos últimos 20 anos o mundo descobriu essa cidade na beira do mediterrâneo e passou a visitar, consumir e difundir muito do que se criava lá. Sobre esse, um post recheado de fotos em alguns dias.

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