Memes, virais e os que ganham com isso.

Guerrilha, Viral, Meme… Não importa o nome, o que importa é gerar buzz, dentro – e de preferência também- fora da rede com frases de efeito, vídeos, artigos, imagens seja pela emoção, pela piada/risada ou até pelo asco a uma verba pequena (ou nem tanto). Sem querer, de propósito, ou mesmo num “engana que eu gosto”, todos compartilham esses links até como forma de gritar ao mundo: “eu vi primeiro” (não importando se é um cara tocando lady gaga com a mão no sovaco).

Quando nasceu, era louvado como a nova publicidade, o fazer diferente, tanto que muitos chegaram a decretar a morte da comunicação de massa e das mídias “normais”. “O tempo passa, o tempo voa” e a sensação que dá é que a ferramenta, antes tida como algo a ser reservado para cases específicos, virou mais um item do briefing, logo ali, depois do folder e do anúncio: vê um viral aí e dois pastel – pra viagem.

As agências embarcaram nessa na esperança de angariar grandes prêmios e atualmente saem atrás dos clientes que, mesmo sem verba, podem gerar grandes cases. Ou você achava que tudo é por conta da responsabilidade social?

Qual o caminho lógico? O inerso. É por isso que tem alguns exatamente mostrando o que tá por trás da brincadeira:

1) The Viral Collection. Recém-lançado em versão beta, reúne os principais vídeos que deram o que falar nos últimos tempos. Projeto paralelo da Lucky Branded Entertainment para aprender o que funciona e o que não funciona.via

2)Know your meme. Espetacular site gringo: os caras catalogam, organizam e filtram as manifestações da web. Sempre é organizado pelo histórico, viasualizações, referências. Demais.

Ah, mas se você não vive (como eu) sem isso, não apaga dos bookmarks os clássicos Invisible Red (da “tuga” Torke) e Blog de Guerrilha (da brazuca espalhe).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s