Novas Identidades

Para o bem (do meu próprio gosto), as identidades 2.0 foram só mais uma das modinhas que “assolaram o mundo do design” – até já tinha tratado disso há alguns anos nesse post. Não que seja completamente contra os degradês, volumes e etc, mas ainda acredito que isso possa ser uma das variações da identidade e não o que a defina, que, no meu ponto de vista deve permanecer puro, flexível, simples.

Assim, resolvi juntar alguns redesenhos legais que andaram aparecendo pela web para comprovar a teoria. Seja a migração do volume para o plano ou mesmo transições do “comoqueesselogoeraassim?” para o “ufa, alguém avisou eles”.

1)Mango. Marca espanhola de roupas lindinhas. Com um foco em mulheres de 30 e poucos anos, profissionais e super femininas, não tinha nenhuma identificação com aquela fonte exército (que estampava em dourado algumas regatas e camisetas a cada coleção). Não é nada genial a nova marca, mas traduz muito mais a essência elegante que eles tanto vendem.

aqui

2)C&A. Essa eu tenho minhas ressalvas uma vez que a marca muda bastante e parece que a cada nova coleção, pequenas modificações acometem o logo e ele muda de alguma maneira, com um novo guideline (pobres designers que criam os aplicativos). Essa é um exmplo clássico do infla/desinfla que inspirou esse post.

Via Garimpo de ideias.

3) GVT. Uma das grandes da telefonia brasileira viu que sua identidade estava ficando para trás, comparada às moderninhas VIVO, CLARO e, é claro, o case de comunicação/identidade bem-feitos Oi. A Loducca entrou na história e, 8 meses depois nasceu o sorriso aí abaixo. Parece uma releitura do guarda-chuva do Citi (aqui, se não sabe do que estou falando). Vale o mérito de ter “limpado”, mas precisa de um pouco mais de fôlego pra se tornar algo realmente relevante.

4) Starbucks. Comemorando os 40, a sereia passou por mais uma fase de embelezamento. Simples, monocromático e elegante.

Se buscar pelo blog nessa tag, ainda vai encontrar outros exemplos como a controversa – ou já nem tanto – mudança da Pepsi, entre outros. Gosta do tema? Dois blogs legais: aqui e aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s