Feito cães e gatos

Tal dito já rendeu título de vários filmes no Brasil (país com aversão a usar a tradução literal dos títulos hollywoodianos) além de ser recorrente expressão presente em textos literários ou chamadas publicitárias. Gatos e cães, juntos ou separados, em conflito ou em harmonia, amados ou odiados, são as principais escolhas para animais de estimação.

Quase sempre, quem ama gato, odeia cachorro e vice-versa. Inclusive no mundo da publicidade e da moda, principalmente nas coleções de outono/inverno 11-12, as grandes marcas resolveram tomar seus “partidos”.

Gatos! Channel e os gatos, o mundo e os gatos. Gatos, gatos e mais gatos. Nos últimos anos o mundo foi inundado por uma avalanche de amor pelos gatos. Nada contra quem ama os felinos ou os acha fofos (o que concordo muito), mas a coisa tomou proporções estranhas e todo mundo compartilha pelo menos um vídeo de um gatinho ou um gif animado por alguma rede social UMA VEZ POR SEMANA.

Há poucos dias atrás eu e uma amiga conversávamos sobre a modinha do “everybody loves cats”, comentei que acreditava que tal paixão repentina pode estar ligada às mudanças sociais e econômicas dos últimos 3 anos: o mundo entrou em crise, muitas atitudes, costumes e gostos tiveram que mudar ou se adaptarem aos novos tempos e, nisso, inclusive o costume de ter cães como animais de estimação, se tornou algo difícil. Me explico: gatos são independentes, exigem menos de seus donos e podem se adaptar melhor a essas situações em que os donos estão focados em outras coisas, ou menos disponíveis para passear, dar atenção, mimar…

Não que as pessoas não gostem de gatos, mas a febre atual tende a diminuir e, voltando a termos tempo, carinho – e dinheiro – sobrando,  a natureza voltará ao seu equílibrio. hehehe Ok, parece frase final de filme B.

Essa volta aos bons tempos (pré-crise) fica evidente no uso de peles sintéticas (além dos cãezinhos, é claro) nas campanhas e coleções do inverno “lá de cima”.

Mulberry’s fall

Louis Vuitton

Mais cães na moda.

Ads via fashionista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s